Queijos

Catupiry®
Foi há mais de 100 anos, em Minas Gerais, que os imigrantes italianos Mário e Isaíra Silvestrini produziram o primeiro requeijão cremoso do Brasil. De uma receita de família, o casal fez nascer a Laticínios Catupiry®, um sonho que virou realidade em novembro de 1911, na estância hidromineral de Lambari.
Era nessa pequena fábrica mineira que Mário e Isaíra Silvestrini produziam o requeijão quase artesanalmente. Depois de pronto, cada requeijão era envolvido em papel celofane e cuidadosamente colocado um a um em pequenas caixas de madeira. O que eles não imaginavam é que o requeijão de consistência cremosa, porém firme, e as caixas redondas de madeira produzidas à mão, viriam a se tornar verdadeiros ícones.


Mozzarella
Variedade de queijo de massa filada com origem na comuna de Aversa, CE, na região italiana da Campânia.





Mozzarella di Bufala
Feita com leite de búfala mediterrâneo italiano. É um produto lácteo tradicionalmente fabricado na Campânia, especialmente nas províncias de Caserta e Salerno.




Provolone
Semiduro originário da Itália. É característico pela sua pasta filada. O leite e o coalho são batidos com uma espécie de lâminas que faz com que a pasta resulte em forma de inúmeros fios. É um queijo compacto e duro, de cor amarelada e aroma agradável.



Gorgonzola
Variedade de queijo azul fabricado com leite de vaca, originário da localidade de Gorgonzola, nos arredores de Milão, na Itália. A sua massa é cremosa, possuindo um sabor agradável e um aroma intenso.




Parmesão
Italiano, com denominação de origem controlada conhecida como Parmigiano-Reggiano. Devido a sua popularidade na culinária, este tipo de queijo foi copiado e é produzido em regiões com presença de colônias italianas como o Brasil e os Estados Unidos, o que tem gerado disputas legais quanto ao uso da marca.
Por ser um produto de Denominação de Origem Protegida, a marca Parmigiano-Reggiano, legalmente, só pode ser usada em queijos produzidos na região de Parma, Reggio Emilia, Módena, Bolonha e Mântua (ao sul do rio Pó), enquanto que a sua contraparte produzida a norte do Pó é o Grana Padano.
Atualmente, grande parte da produção desse queijo é feita com o leite de vacas da raça Holstein-Frísia, introduzidas no território por volta do ano 900, mas a vaca mais adaptada à sua produção dele é a vermelha da raça reggiana, animal com tripla aplicação (leite, trabalho e carne).


Grana Padano
Italiano típico da Planície Padana, mas da margem norte do rio Pó, enquanto que o Parmigiano-Reggiano é a seu contraparte da margem sul.
Origem do leite: Vaca


Ricotta
Derivado de queijo de massa mole, fresco e com baixo teor de gordura. É um queijo uma vez que é preparado por meio da coagulação ácida das proteínas presentes no soro.



Prato
Macio de massa prensada e textura semelhante à do queijo Dinamarquês Danbo. Tem coloração amarela e sabor suave.
Picorino
Italiano feito de leite de ovelha (pecora significa ovelha em italiano). É um queijo duro, compacto e salgado, com sabor forte (dependendo do grau de maturação), muitas vezes usado em culinária, ralado. Existem vários tipos de pecorino, um dos mais conhecidos é o pecorino romano, fabricado na região próxima de Roma. Uma outra variedade do pecorino é o casu marzu, que foi tornado ilegal por questões sanitárias (pois utiliza larvas de mosca-do-queijo em sua produção).

Petit Cantal
Semiduro, prensado, feito com leite de vaca e de paladar suave.
Originário do sul da França, é protegido pelo selo Apelação de Origem Protegida (AOP) desde 1956 e sua história remonta ao período romano. Com um leve sabor de nozes, é excelente opção para a tábua de queijos e harmoniza bem com vinhos brancos ou tintos. Muito versátil na cozinha, pode ser usado em mistos-quentes, à milanesa em pratos gratinados e em saladas. Disponível em frações menores, é embalado em atmosfera protetora que permite a conservação do queijo sem adição de qualquer aditivos, possibilitando uma vida útil de prateleira estendida, com muito mais higiene, comodidade e praticidade ao consumidor.

Cheddar
Variedade de queijo originalmente inglês. É alaranjado por corantes. De cor amarelada, apresenta consistência firme. Deve ter um período de amadurecimento de pelo menos doze a dezoito meses. Muitas das receitas que levam cheddar costumam empregá-lo fundido, na forma de creme, semelhante ao catupiry.